Fala galera!
Desde que inventaram o fliperama com dois controles, o famoso "contra" faz parte da vida de um gamer. Mas foram nos games de luta que o "versus" viralizou.
Jogar contra sempre foi uma arte. Não é simplesmente colocar a ficha, olhar pro cara do lado, e começar a trocar tapas. Envolve toda uma manha, uma catimba, uma particularidade de cada um.
Alguns pedem pra entrar contra. Outros já colocam a ficha. Colocar a ficha sem pedir pode despertar medo ("nossa, o cara deve jogar bem"), raiva ("FDP, queria dar final"), desespero ("porra, vai entrar contra justo quando eu estou com esse personagem que não sei jogar bem") ou indiferença ("dane-se, vai apanhar do mesmo jeito").
O jeito que você acerta a mão no joystick, e pousa a mão nos botões diz tudo. Tudo é observado num "contra" de respeito. Aquela olhadela rápida na mão do adversário. A careta feita pela escolha do personagem do desafiante. E tudo isso num relance, numa fração de segundo. Afinal, é o futuro de sua ficha que está em jogo. E se você apanhar muito, sua reputação também.
É no "contra" que você testa toda sua experiência, horas jogando sozinho, treinando, dando final, lendo as manhas nas revistas, observando outro jogadores. E com o acúmulo de horas em "contras", você fica cada vez mais experiente. Quem só ganha, uma hora perde. Quem só perde... chora e vai pra casa.
Engana-se que um "versus" em casa é a mesma coisa. Jamais.
Em casa, todo confortável, todo acomodado, o peleja nem é levada a sério. É tipo um "contra café com leite". Joga-se, mas não é oficial. É no fliperama que o bicho pega!
Li na revista OLD!Gamer que "o contra era um formador de caráter".
Assino embaixo! Além da experiência, adquire-se malícia. Você aprende a ser durão. Não abaixar a cabeça por qualquer besteira.
Aquele tapa no controle. Aquela frase "NÂO ACREDITO!!". Aquela risadinha irônica. Esbarradas "sem querer". Tudo pra desestabilizar o adversário.
Já perdi tantos "contras". Nossa, muitos mesmo. Algumas que até eu não acreditei. Já perdi jogando com o Ken contra um cara com o Zangief, e só não foi de perfect o 2º Round porque ele defendeu um Hadouken.
Certa vez, jogando The King of Fighters 97, um cara tirou meu trio inteiro (a saber: Ralf, Yamazaki e Yashiro) apenas com o Chin (aquele velhinho bêbado maldito!!).
Jogando Tekken então, nem se fala. Até aprender a jogar direito, levei umas surras surreais. Eu até cumprimentava o cara, de tanto que ele batia.
Essas coisas acontecem. Normal em um "contra (ou não)".
Eu gostava de jogar contra quem apelava. Já procurava uma máquina com cinzeiro, acendia um cigarro (naquela época podia fumar dentro desses estabelecimentos), e jogava com ele na boca. Quando a apelação começava, a fumaça preenchia o ambiente. Mais precisamente a visão de jogo do adversário. Essa era minha catimba contra os apelões.
Mas já ganhei também. Jogando Mortal Kombat (eu já tinha aprendido bem), tirei quatro fichas de um mesmo rapaz. Ele era bem mais velho que eu, e só jogava com o Sub-Zero. Na quarta ficha, meu amigo pediu "pega o Sub-Zero também!", e eu não quis. Por ser o personagem que eu mais sabia jogar, não achei justo. Logo eu, molecote de tudo, uns 14 anos. O cara ficou doido: "Pega ele sim! Eu quero ver!".
Atendendo a pedidos, joguei com o ninja azul. Depois de mais uma cabeça pra minha coleção, o cara me olha, dá uma risada e diz "moleque, você joga pra cacete! Mas não vai dar final nem fodendo!". E desligou a máquina!
Eu fiquei todo assustado. Ele me chamou no balcão da casa de fliperama, pagou as fichas dele, pagou a minha e me deu outras duas. Agradeci e voltei jogar.
Meu recorde de contras foi no colegial, jogando Street Fighter Zero. Teve reunião de professores, e todo mundo foi pra um boteco na rua atrás da escola, porque lá tinha sinuca e a máquina de SF. Apenas um amigo meu sabia que eu jogava. E o pessoal falou "Aí Marcelo, chega aí pra entrar contra". E esse amigo encorajou. E ria que passava mal.
27 fichas depois, desistiram de jogar comigo. E eu nem jogava tão bem assim. Eram as malícias adquiridas em um longo tempo de fliperamas.
Tenho um amigo, que até hoje não encontrei um cara que joga igual ele. Além de jogar muito (e tem o mesmo nome que eu), é catimbeiro demais. E mesmo perdendo, dá risada. Já tivemos uns contras memoráveis, e foi o cara que mais curti duelar.
Nunca fiz uma contabilização exata, mas acho que entre ganhos e perdas, talvez exista um empate. Ou uma pequena, bem pequena, vantagem dos combates que sai vitorioso.
Mas o importante não era ganhar ou perder. Era a diversão. A brincadeira. A adrenalina. Uma ficha não mudaria nada. Ou mudaria tudo.
Depende do ponto de vista.


Nenhum comentário:
Postar um comentário